PROCURE ALGO NA VIDA QUE FAÇA BATER MAIS FORTE O SEU CORAÇÃO!!

sábado, 23 de abril de 2011

A comunicação em nossos relacionamentos

Amigos!!! minha mensagem de Páscoa envolve o tema sobre a comunicação e os nossos relacionamentos Como..a expressão  e a comunicação dos  nossos sentimentos de amor e amizade pode nos trazer tantas transformações positivas.



COMUNICAÇÃO
Uma vez que somos capazes de cuidar de nós mesmos, temos muito mais a acrescentar aos nossos relacionamentos com as outras pessoas. O modo como nos relacionamos com os outros depende, em grande parte, do modo como nos comunicamos: por isso é conveniente, quando analisarmos nossos relacionamentos, considerar o que dizemos e como dizemos.
Espressamos nossas necessidades e desejos, ou nos sentamos e esperamos que elas leiam os nossos pensamentos? Dizemos sim quando queremos dizer não? Comunicamos nossa gratidão aos que nos rodeiam ou negamos o que sentimos por medo, ou mesmo por habito?
Tudo que temos para oferecer às outras pessoas somos nós mesmos. Se nós nos retraímos e timidamente ns recusamos a correr risco de ser nos mesmos, enfraquecemos nossos relacionamentos.

COMO DIZEMOS O QUE DIZEMOS

Nossa comunicação depende de como dizemos, isso significa a escolha das palavras, as expressões faciais e o tom de voz. Qualquer mensagem pode ser transmitida com cortesia. Se tratarmos bem as pessoas quando falamos o que pensamos e sentimos, é muito mais provável que elas ouçam o que temos a dizer.
Isso requer coragem. É muito mais fácil deixar que nossas palavras transmitam concordância, enquanto o tom de nossa voz expressa desdém. Esse é um modo de transmitir raiva sem assumir a responsabilidade por ela. Em vez disso, temos a opção de dizer exatamente como nos sentimos dentro do maior respeito possível.

OUVINDO
A comunicação é uma rua de mão dupla. Não é só importante melhorar a maneira como nos expressamos, dvemos também analisar a maneira como permitimos que as outras pessoas se expressem. Não precisamos responder sempre o que é dito, nem aceitar tudo que ouvimos como verdade, mas esperamos desenvolver relacionamentos nos quais todos os envolvidos possam ser eles mesmo, e dizer o que pensam e sente.
Escute e aprenda, pois se tivernos autodisciplina para ficar quietos e prestar atenção as palavras dos outros, podemos aprender muito mais sobre nós mesmos e sobre o mundo.

LIDANDO COM OS CONFLITOS
Isso significa que nunca nos envolvemos em discussões? claro que não. O conflito faz parte de todo relacionamento. As discussões podem ser  experiências construtivas e podemos nessa situação aceitar nossas diferenças.´
À medida que aprendemos a trocar diéias, desenvolvemos a capacidade de trabalhar juntos  em direção  a objetivos comuns, e a interagir com as outras pessoas de um modo mais íntimo e  mais significativo. Podemos trataruns aos outros  com respeito, principalmente quando discutimos.

Texto  retirado do livro " Como a Al-anon funciona para familiares e amigos de alcoólicos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário