PROCURE ALGO NA VIDA QUE FAÇA BATER MAIS FORTE O SEU CORAÇÃO!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

          
FÁSCIA



A fáscia ou tecido conectivo é composta por elastina, colagénio e mucopolissacaridios.
No fundo o mais importante (e simples de entender) é que ela é composta por elastina que lhe dá qualidades elásticas e colagénio que lhe dá qualidades de cola.
É este equilíbrio, entre a quantidade de elastina e de colagénio, que permite que os tecidos tenham flexibilidade e elasticidade até determinados limites.
Quando este equilíbrio se rompe, cria-se o terreno propício ao aparecimento de problemas de saúde como dores,fibromialgia,cansaço, etc.
A fáscia envolve qualquer célula, órgão, tecido, músculo, fibra, etc. e hoje sabe-se que ela tem um papel determinante no estado e condição de qualquer parte do nosso corpo.
Qualquer problema na fáscia afecta e muitas vezes cria problemas de saúde para os quais não existe qualquer explicação uma vez que ainda não se consegue ver nem medir a fáscia e a sua condição.
É a fáscia que uma vez alterada cria muitos dos problemas como fibromialgia, dores,dores crónicas,dores miofasciais, problemas de circulação, problemas de drenagem, problemas de sensibilidade, problemas nos órgãos, escolioses, etc. etc.
A fáscia percorre todo o corpo ligando todas as partes. Ela vai da cabeça aos pés ligando e afectando tudo.
Ela é a responsável pela propagação de problemas ao longo do corpo e a responsável por muitos dos problemas que se manifestam numa zona tenham uma origem bem distante do local onde se manifestam.
Exemplos óbvios de alterações dafáscia são problemas num ombro onde muitas das vezes isso é apenas a manifestação de um problema existente noutra parte do corpo como por exemplo uma bacia mais baixa ou mesmo uma perna curta.

Segundo Ken Knakim ,existem 4 tipos de disfunções relacionadas a musculação: são elas, musculares, articulares, nervosas e bioquímica e a autoliberação miofascial atua nas disfunções musulares.
Atulmente a autoliberação miofascial está sendo usada como aquecimento e trabalho preventivo de lesões.

A liberação miofascial pode ser usada tanto como profilaxia de problemas motores, assim como, tratamento de problemas que acometem o sistema motor (lombalgias, cervicalgias, etc).
Você pode fazer em qualquer lugar a auto liberação miofascial com o Foam roller (foto). O foam roller não é nada mais que um rolo de espuma é um tubo cilíndrico feito de espuma densa que você rolar nos músculos . Rolando sobre o rolo de espuma que vai proporcionar um efeito de massagem nas partes moles do nosso corpo. Você pode ajustar a tensão sobre os músculos e outros tecidos moles, colocando mais peso sobre o foam roller com seu peso corporal. Você pode usar também uma bola de tênis ou uma bola de Lacrosse.

Ao usar o foam roller o rolo de espuma , você vai rolar sobre cada área dos músculos de ponta a ponta .

E quais são os benefícios da liberação miofascial como uma ferramente de recuperação para os músculos ?
O Foam roller / Rolo de espuma aumenta a tensão muscular e provoca uma resposta no GTO (mechonreceptor sensíveis a mudanças na tensão muscular, encontrado na junção músculo-tendão) provocando um relaxamento no músculo. Esta permite uma maior amplitude de movimento (extensibilidade) e liberação da tensão muscular. Rolos de espuma também ajuda na remoção de nódulos adesões (qualidade).

Músculos e outros tecidos com nódulos, adesões, têm três aspectos importantes:
- Lesões agudas (trauma, distensões etc..)
- Acumulação de pequenos traumas (micro-traumas)
- Não recebendo oxigênio suficiente (hipóxia)

Cada um desses fatores pode levar o seu organismo a produzir uma profunda cicatriz na área afetada Este tecido cicatricial se liga a tecidos que necessitam ter movimentos livre . Como o tecido cicatricial aumenta, os músculos se tornam mais curtos e mais fracos, a tensão nos tendões pode causar tendinite, e os nervos podem ficar "presos." Isso pode causar uma redução na amplitude de movimento,
perda de força e dor. Se um nervo está preso você também pode sentir formigamento, dormência,e fraqueza. "(Dr. Michael P. Leahy, DCC)


.
Boa leitura:
http://fasciacongress.org/2009/
http://www.myofascialrelease.com/home.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário