PROCURE ALGO NA VIDA QUE FAÇA BATER MAIS FORTE O SEU CORAÇÃO!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dor no ombro

 OMBRO


As lesões ocorridas na região do ombro, segundo a literatura atual, podem ter três origens: impacto mecânico (extrínseco), alterações fisiológicas no espaço subacromial (intrínseco) e fraqueza muscular no manguito rotator, a mais comum.
Essa fraqueza muscular pode gerar um desequilíbrio de forças vetoriais fazendo com que a cabeça do úmero atrite contra o acrômio gerando as dores e possíveis lesões, principalmente se o deltóide estiver bem desenvolvido. O exercício da puxada por trás, destinado ao desenvolvimento do grande dorsal e boa participação também do peitoral na fase concêntrica, (quando puxa), a partir da posição paralela ao chão até a posição final, é um dos que pode gerar a chamada “síndrome do impacto” caso o manguito rotator esteja fraco. É consenso entre os estudiosos que uma das funções desse grupo muscular é centralizar exatamente a cabeça do úmero da cavidade glenóide.
Entre os adeptos à musculação a puxada por trás é um dos preferidos por trabalhar músculos que aparecem, no caso grande dorsal que deixa as costas largas. Entretanto, não gostam de fazer as remadas que se destinam a fortalecer justamente o manguito rotator, músculo que não aparece.
O manguito rotator é composto de três músculos que tem como objetivo coaptar o úmero na cavidade glenóide, pode ser fortalecido através de exercícios com faixa elástica.

Além do fortalecimento do manguito rotator, recomendo fortalecimento do deltóide ( fibras anteriores) e liberação miofascial com bolas  de borracha pequenas ( pode usar as mais duras) nos triguerspoints.
Exercícios de propriocepção também devem ser introduzidos, como apoio em flexão de braço no Bosu ou na cama elástica.
Com dor no ombro como fortalecer a musculatura interescapular? sempe os pacientes com musculatura fraca e dor no ombro apresnta fraqueza dessa musculatura, porém devido a dor torna-se difícil encontrar exercícios  apropriados.
Todo esse treino de fortalecimento para reabilitar o ombro deve ser elaborado por um fisioterapeuta e ser executado lentamente e progressivamente. Paciente maior de 45 anos deve saber que a recuperação será mais lenta.
Lembrar de tratar a causa do problema  e  não apenas os sintomas. Organizar o ambiente de trabalho, a técnica e o treinamento desportivo .
Fique atento com os sinais e tipos de dores...seu problema pode esttar na mão, na cervical ou no cotovelo.
Até.



Nenhum comentário:

Postar um comentário