Atualmente os profissionais de fisioterapia e pilates recomendam o fortalecimento da musculatura do "core" como tratamento e prevenção de dores nas costas, no entanto, muitas pessoas ainda não sabem onde fica esse tal core e o porque ele está sendo tão prescrito pelos profissionais.
Inicalmente deve-se saber quais são os músculos que fazem parte do core, são eles:
- O abdômen é formado por quatro camadas ( reto, oblíquo externos , oblíquos internos, abdômen transverso).
- Eretor da espinha , multífidos e ainda, alguns autores incluem os músculos abdutores e adutores ( glúteos médios)
Agora, sabendo onde se localiza essa musculatura, torna-se mais fácil compreender o porquê desse conjunto de músculos ser considerado a "cereja da torta" em qualquer treinamento, seja para atletas, sedentários, bailarinos e na reabilitação e prevenção de lombalgias.
Esse conjunto de músculos se localiza no centro de gravidade do corpo e tem como função estabilizar a coluna quando esta realiza movimentos dinâmicos ou fica muito tempo de pé ou sentado. Pode-se observar que ao relaizar qualquer movimento corporal, seja ele um ato simples como levantar ou sentar, você verá que seu abdômen sofrerá uma esforço. Se aliar a esse movimento uma expiração a força aumentará e o movimento se tornará mais fácil de ser executado. Bom, sendo assim, significa que essa musculatura segura sua coluna, serve como um apoio quando você pratica esporte . É uma musculatura profunda. Caso uma pessoa seja sedentária e trabalhe sentada, essa musculatura estará fraca e com um pequeno esforço de carregar um peso poderá sofrer uma lesão,tipo uma lombalgia por exemplo.
Caso a musculatura esteja além de fraca, encurtada e sofrendo sobrecarga diariamente, a chance de lesão irá aumentar.
Um atleta, mesmo tendo um abdômen forte também sofre de lombalgias, portanto ter abdômen forte não é a solução para evitar lombalgia porque o CORE é um conjunto de músculos integrados.
Sugiro um treinamento funcional que envolva exercícios estabilizadores, exercícios isométricos e movimentos funcionais estático e dinâmicos com auxílio de bancos, bozu, kurunta da Yoga e bolas.
Como instrutora de Pilates posso lhe afirmar que as extensões da coluna , quando bem orientadas são os melhores exercícios para fortalecer os eretores da espinha, e o trabalho do Pilates com bola e nos aparelhos deixam qualquer CORE em forma.
Deixo para vocês dois exemplos de exercícios: o primeiro é uma série com bola e o segundo é um vídeo de Yoga muito legal para você que já tem o seu core bem fortalecido.
Espero que gostem e qualquer dúvida estarei disponível para maiores esclarecimentos...
Iniciantes devem começar lentamente, expirando e levando o umbigo nas costas . Se com a bola for muito difícil realizar os exercícios no chão.. Deve-se executar três repetições de cada exercício. Calma.. se começar a tremer o corpo, interrompa o exercício, pois isso significa que a musculatura está fraca e fadigada.
Além dos exercícios acima, assista o vídeo belíssimo de uma instrutora de Yoga famosa , só de assistir já dá vontade de fazer!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário