PROCURE ALGO NA VIDA QUE FAÇA BATER MAIS FORTE O SEU CORAÇÃO!!

quinta-feira, 31 de março de 2011

POSTURA CORRETA AO USAR O COMPUTADOR

Se o corpo humano é uma máquina composta de músculos, ossos, tendões e ligamentos, significa que a natureza desse corpo é se movimentar. Até parado e sentado, sem perceber, você está em movimento. Seu coração está se contraindo e relaxando, suas vísceras executando suas funções, o sangue circulando... seu pulmão enchendo de ar... resumindo.. .MOVIMENTO é tudo para a nossa sobrevivência. 

Atualmente já existem doenças classificadas como hipocinéticas, doenças causadas pelo sedentarismo e a falta de movimento.

SE VOCÊ É UMA PESSOA QUE FICA MAIS DE 4 HORAS EM FRENTE AO COMPUTADOR POR DIA!!!!
Com certeza você já está sofrendo algum desconforto muscular agudo ou crônico e nem está sabendo que  é devido uma postura errada. Esse pequeno desconforto agora, pode trazer sérios problemas de saúde futuramente.

Você pode ter dores localizadas como lombalgia, cervicalgia, olhos ressecados, insônia, dor no ombro e na nuca e  ficar culpando tudo no mundo sem desconfiar que o problema todo está na sua maneira de sentar e trabalhar.

Pensando em você,  aí vai algumas dicas para prevenir dores musculares.
  • O ponto chave da postura sentada é o quadril. Se ele não estiver na posição correta, em anteroversão, você não pode elevar  o tronco e alongar a cervical.
  • Se você estiver nua cadeira muito baixa e seu quadril estiver em retroversão para trás, portanto, fica uma postura cifótca.

Anteroversão é o quadril posicionado para frente. Observe que os ossinhos ísquios ( verde) é que se fixam na cadeira e não o  osso sacro.


 Altura da mesa
  • a altura da mesa deve ser  5cm superior à altura dos cotovelos.
  • se você é alto, recomendo elevar  a mesa colocando um calço sob os pés.
  • os cotovelos devem estar flexionados entre 80° e 90° e, no caso de digitação, os antebraços devem estar apoiados na mesa ou braço da cadeira.
  • sugiro mesas arredondadas e cadeiras giratórias.

Posição do computador
  • deve ser colocado bem a sua frente, entre 40cm e 60cm de distância dos olhos.
  • ao olhar, a tela deve estar abaixo da horizontal, de 5° a 15 / graus goniométricos.

Altura da cadeira
Manual da Coluna- Maritza K. Steffenhagen
Seu quadril deve estar mais alto que os joelhos. Para verificar se a altura está correta, faça o teste da caneta: ao colocar a caneta sobre a coxa ela deve rolar até cair.


O que fazer para aliviar as dores musculares?
  • Levantar a cada uma hora e dar uma caminhada, uma espreguiçada e tentar relaxar o corpo com respirações longas e profundas porque seu músculos diafragmático fica tensionado e comprimido numa posição sentada. 
  • piscar os olhos várias vezes e rapidamente para lubrificá-los e evitar o ressecamento.
  • Executar reboladas para lado e frente com o quadril para mobilizar as vértebras lombares.
  • realizar alongamentos sugeridos:
  •  
    Exercícios preventivos:
 Manter a posição por 20 segundos  respirando lentamente e depois relaxar. 
Não é necessário sentir dor ao alongar. Esses movimentos irão aumentar o fluxo de sangue na musculatura aliviando a tensão e evitando a dor crônica .


Qualquer dúvida em relação aos exercícios... mande um recado.
Grande abraço!!! cuide da sua coluna.... do seu corpo... e tenha mais  qualidade de vida!!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

BRUXISMO

O estresse, pode agravar o ranger dos dentes (bruxismo e briquismo), de dia e durante o sono?

       “Muitos só percebem o problema, quando restaurações se soltam ou o esmalte é afetado”.

       Nos anos 1970, nos Estados Unidos, a prevalência de pessoas com bruxismo (ranger involuntário dos dentes) era de 12,5%. Dez anos depois, o índice saltou para 25% e, na década passada, alcançou 33%. A previsão é que em 2010 mais da metade dos americanos apresentem o problema. No Brasil não há dados de prevalência, mas acredita-se que os números sejam semelhantes aos dos Estados Unidos. Ainda com causas desconhecidas, acredita-se que o “estresse” seja o principal responsável por estimular o bruxismo, que ocorre de dia (chamado de Briquismo) e principalmente durante o sono (chamado de Bruxismo). A odontologista Maria Giraki e seus colegas da Universidade Heinrich Heine em Düsseldorf, Alemanha, realizaram um estudo que confirma essa teoria. Para isso, foram acompanhadas 69 pessoas, entre as quais 48 rangiam os dentes. Os voluntários utilizaram um fino filme plástico nos dentes superiores durante cinco noites seguidas. Com base no desgaste do material foi possível não só avaliar os que apresentavam o problema, mas também com que intensidade haviam apertado a arcada.

       Entre outras coisas, os pesquisadores perguntaram aos participantes sobre o estresse na vida profissional e pessoal, assim como sobre seu estado de saúde. Resultado: quem se estressava com frequência no dia a dia ou passava por problemas ou mudança em aspectos importantes da vida rangia mais os dentes à noite. Problemas com os colegas de trabalho ou com o chefe estavam em segundo lugar na lista de fatores de risco, seguidos de limitações físicas, como doença e cansaço. Mesmo quem tendia a ignorar seus problemas tinha risco maior de ter bruxismo. Idade, sexo e formação, porém, não desempenhavam nenhum papel no quadro. Vários voluntários nem mesmo sabem que apertam e movimentam seus maxilares enquanto dormem; em geral, descobrem quando os dentes se soltam, o esmalte é afetado ou o colo do dente fica exposto.

segunda-feira, 28 de março de 2011

1) Não existe idade certa para recriar sua saúde!!! Chega de autoboicote!!

Mudar hábitos antigo é difícil, porém pode-se começar a mudança aos poucos eliminando maus hábitos como sedentarismo, alimentação desequilibrada, estresse, tristeza e preguiça. Poxa!! tudo isso!!
Calma, um passo de cada vez. Você pode tomar uma atitude inicial através de um pequeno diário pessoal que irá ajudar muito.
Anote nesse diário:
  1. você está feliz com a sua saúde?
  2. quantas vezes você vai ao banheiro e se seu intestino está funcionando bem e em paz
  3. quantas vezes você se alimenta por dia ?
  4. quais foram suas emoções nesse dia.. raiva, amor, ansiedade, estresse, felicidade, alegria...?
  5. como você respira.. profundamente ou superficialmente?
  6. onde e como sinto dores no corpo?
  7. como aceito a fase de vida que estou?
  8. quantos remédios estou utilizando ?
  9. tenho conhecimento sobre as mudanças corporais e fisiológicas que acontece no meu corpo ?
  10. quantas vezes  por semana você movimenta seu corpo?
Depois dessas anotações ,você iniciará um processo mental de cuidados com a sua vida, planejar  o seu recriar e repensar sobre hábitos inadequados. Não se cobre perfeição, pense com carinho e amor sobre essa mudança. Acredite  que você precisará de controle e disciplina para enfrentá-las. Esse controle iniciará pelo seu compromisso de escrever no seu diário pessoal os novos passos e as novas atitudes tomadas por você.
Estarei aqui para lhe ajudar...

domingo, 27 de março de 2011

BENEFÍCIOS DO PRANAYAMA - Respiração completa


DIMENSÃO FÍSICA
  • Melhora funções cardiovasculares (hipertensão arterial, freqüência cardíaca e risco de doenças cardíacas)
  • Redução do tônus simpático e aumento do parassimpático
  • Melhora a função do sistema imunitário (melatonina)
  • Melhora a função pulmonar
  • Redução das manifestações de intestino irritável
  • Melhora controle da epilepsia
  • Reduz uso de broncodilatador na asma brônquica
  • Aumenta a força muscular
  • Aumenta a plasticidade neuronal e o processamento de informações

 
      DIMENSÃO PSÍQUICA

  • Redução dos sintomas associados ao estresse
  • Melhora sensação de bem-estar, humor e atenção 
  • Aumento do QI e da adaptabilidade social em com retardo mental
  • Redução da depressão 
  • Melhora do estresse pós-traumático
  • Redução da dependência química

Os 7 chakras

O que são os chakras e qual sua importância em nossa saúde?

sexta-feira, 25 de março de 2011

Respiração

A respiração é um ato complexo que envolve  ossos , músculos , pulmões e  outras estruturas num movimento perfeito e harmonioso que não tem a função apenas de nutrir nosso corpo de oxigênio, mas também de controlar nossas emoções...
A inspiração dá-se pela contração da musculatura diafragmática e intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da ciaxa torácica e a entrada de ar nos pulmões. A expiração dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam resultando na saída de ar dos pulmões.
Em relativo repouso a frequência respiratória é da ordem de 10 a 15 movimentos por minuto.
OBSERVE COMO VOCÊ ESTÁ RESPIRANDO!!! USE TODOS OS MÚSCULOS E RESPIRE LENTAMENTE E PROFUNDAMENTE PARA ACALMAR SUA MENTE E DIMINUIR O ESTRESSE .

Roger Fiammetti respiration totale animation

terça-feira, 8 de março de 2011

Testando...

Parabéns a todas as mulheres. Com todos seus atributos, corpo, inteligência, afetividade, maternidade, sensibilidade, luta.
(copiado de João Batista Andrade)