quarta-feira, 19 de outubro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Dores nas costas e a sua cama.
Proteja suas costa na hora de dormir!!
Proteja suas costas na cama
Muitas atividades de um dia normal colocam tensão sobre sua coluna. Até mesmo algumas que você não pensava que fossem de qualquer forma desgastantes. Estas atividades podem resultar imediatamente em pequenas dores e desconforto; a longo prazo, podem causar problemas crônicos. Cerca de um terço da sua vida você passa na cama. Ainda assim, algumas pessoas nunca fazem a ligação entre a dor nas costas matinal e o estado do seu colchão e a posição em que dormem. Aqui vão algumas dicas que podem ser seguidas para cuidar das costas e ao mesmo tempo ter uma boa noite de sono.Compre uma cama que seja boa para suas costas
Quando foi a última vez que você comprou uma cama nova? Talvez você considere colocar uma nova chapa de compensado sob o colchão para suportar suas costas. Muitas das dores nas costas relacionadas com o sono são causadas por um colchão muito macio. Entretanto, na maioria dos casos não adianta acrescentar uma chapa de compensado embaixo desse colchão porque há muito material macio entre a madeira e seu corpo, e a sua coluna recebe muito pouco suporte.
2006 Publications International, Ltd. Quer você acredite ou não, muitos problemas nas costas podem começar enquanto você dorme |
Você precisa de algo firme. Muitas pessoas gostam de dormir num chão acarpetado, porque é firme e possui algum acolchoamento em cima para os seus ossos. Isto, às vezes, pode ajudar, mas o que você realmente precisa é de um bom colchão ortopédico. O custo pode assustar um pouco no começo, mas pense em quanto dinheiro muitas pessoas gastam em prestações de seus carros todo mês; quanto dinheiro essas pessoas gastam por dia com seus carros ou caminhonetes; agora considere quanto tempo você passa em sua cama. Consegue entender?
Qual o melhor tipo de colchão? Isto pode ser uma questão de preferência pessoal. Diferentes tipos de camas, como camas de água e colchões de ar, têm diferentes vantagens e desvantagens quando comparados com camas mais convencionais. Uma cama de água, por exemplo, quando enchida na quantidade correta, pode ter um efeito terapêutico. O calor da água pode manter suas costas mais flexíveis enquanto você dorme. Por outro lado, se contiver muita ou pouca água, suas costas estarão duras pela manhã, se é que você vai conseguir dormir a noite toda.
Seja qual for a escolha, meça o apoio que sua cama oferece deitando-se na sua posição costumeira de dormir (de costas ou de lado, não de bruços) e pedindo a um amigo para conferir se sua coluna está corretamente alinhada. Imagine uma linha passando pela orelha, o ombro e as juntas dos quadris em um lado do seu corpo; se a linha estiver reta, a cama está boa para você. Se você compartilha a cama com alguém, certifique-se de que a outra pessoa está deitada junto com você ao efetuar o teste, porque a alteração de peso com certeza fará diferença.
Alongue-se antes de levantar
Seu corpo é uma máquina maravilhosa. Enquanto você dorme, ele transfere sangue e calor dos músculos das costas para áreas como rins, fígado, estômago e outros órgãos que necessitam deles durante a noite. Quando você acorda pela manhã, a falta de fluxo sangüíneo e os movimentos da sua coluna tornam-na vulnerável a tensões e distensões. Os músculos estão tensos e as juntas secas; vamos admitir, suas costas não estão prontas para começar o dia.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o risco de esforço lombar ou lesão é alongar-se antes de levantar da cama. Alongar-se irá aquecer, flexionar e lubrificar suas costas. Tente algo simples, como deitar-se sobre elas numa posição relaxada e confortável com suas pernas estendidas. Levante os braços devagar acima da sua cabeça e deite-os sobre a cama. Calmamente estique os braços para longe da sua cabeça o mais confortavelmente que puder. Daí acrescente suas pernas e dedos do pé ao exercício, apontando-os para o final da cama. Lembre de alongar apenas até sentir uma tensão branda, mantenha esta posição por dez segundos e deixe que seu corpo relaxe. Para beneficiar-se ao máximo, repita esse alongamento algumas vezes. Você poderá tentar também com um braço de cada vez.
Use a técnica de rolar o tronco
Pular da cama não parece ser um grande problema. Mas, se alguma vez você já teve uma lesão nas costas, provavelmente descobriu que essa tarefa, aparentemente fácil, foi a proeza mais difícil do dia todo. A primeira coisa a ser feita para facilitar essa tarefa é elevar sua cama do chão se ela estiver apoiada diretamente nele. Coloque-a num suporte ou armação. Isto alivia muito as suas costas e o resto do corpo na hora de sair da cama.
A seguir, use o que é chamado de "rolar o tronco" para colocar seu corpo em posição para sair da cama. A técnica funciona assim: enquanto está deitado de costas, role sobre seu lado de forma a ficar virado para o lado que pretende sair da cama. Dobre suavemente seus joelhos contra o peito, mantendo suas pernas em contato com a cama todo o tempo. À medida que faz isso, use suas mãos e braços para empurrar seu corpo para fora da cama; deixe suas pernas caírem devagar da beirada da cama. Enquanto seu corpo levanta, a maior parte do seu peso estará sobre seus quadris, nádegas e coxas, em lugar da coluna. Complete a manobra colocando suas mãos sobre as coxas e estenda as costas ao mesmo tempo em que se eleva da cama. Mantenha as costas retas e a cabeça para cima enquanto levanta.
Faça isto devagar. Lembre que suas costas ainda estão acordando, e mesmo depois de todo o alongamento na cama, ainda não estão completamente prontas para a luta. Um pouco mais de tempo e cuidado despendido aqui pode salvá-lo da agonia e frustração de um mau dia para suas costas.
Lembre-se, voltar para a cama também pode ser estressante até mesmo para uma coluna saudável. Pode ser tentador cair na cama no final do dia, mas a torção forçada que essa queda pode causar é perigosa. Assim, para garantir a segurança e um repouso tranqüilo, use esta técnica ao contrário ao voltar para a cama.
Só porque você conseguiu sair da cama sem machucar as costas não significa que não existem outras mil maneiras de estirar ou distender um músculo. Na próxima seção, mostraremos como entrar na rotina da manhã colocando suas costas sob esforço mínimo.
Este artigo têm propósitos apenas informativos e NÃO FORNECEM ORIENTAÇÕES MÉDICAS. O editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., e o autor não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Artrose do Joelho |
O que é necessário saber ? Artrose do joelho ou gonartrose- a articulação do joelho como qualquer movimenta-se através do deslizamento entre as superfícies cartilaginosas. O desgaste progressivo dessas cartilagens levam à artrose. Quando esse desgate atinge a superfície óssea e o contato articular faz-se osso contra osso "imagem em espelho", a dor pode ser severa e a impotência funcional grande e progressiva. A artrose é a mais comum das doenças articulares. Seu impacto econômico é enorme, graças à incapacidade que provoca nos pacientes. Encontram-se evidências de artrose em alguma articulação na maioria das pessoas acima dos 65 anos. Mais de 80% daqueles acima dos 75 anos são acometidos pela artrose, ou seja, a prevalência da doença aumenta com a idade. Mulheres têm aproximadamente o dobro de propensão em comparação com os homens, e tratando-se de mulheres negras, essas têm o dobro de propensão à artrose no joelho em comparação com mulheres brancas. Diferenças raciais existem tanto para a prevalência da artrose quanto para os tipos de juntas acometidas. Ignora-se, porém, se essas diferenças são genéticas ou devido ao uso das juntas conforme o estilo de vida de cada grupo étnico. As causas da artrose- Quando não tem uma causa identificável, classifica-se a gonartrose como primária. Quando há uma causa identificável, diz-se que é secundária. As causas são numerosas. O excesso de peso é certamente um fator que favorece. Uma anomalia de eixo dos membros inferiores (genu varum ou genu valgum) pode igualmente conduzir a um desgaste da cartilagem. Doenças inflamatórias, doenças ósseas (osteonecrose), ou ainda as sequelas de fraturas ao redor do joelho podem ser responsáveis pela gonartrose. Pacientes com lesões crônicas de menisco e ligamento também tem um índice aumentado de desenvolver artrose a longo prazo. Fundamento biomecânico do predomínio da gonartrose no sexo feminino A estrutura mecânica do ortostatismo e da marcha humana assenta na posição vertical das tíbias. Os eixos de movimento das duas superfícies articulares tibiais, uma proximal para o fémur, outra distal para o astrágalo, são paralelos entre si e paralelos ao solo. As superfícies são, também, convenientemente perpendiculares à transmissão das cargas, constituindo assim uma coluna perfeita. Se o ponto de aplicação das cargas for excêntrico, qualquer coluna é solicitada em flexão e pode ser destruída por fractura. Isso é importante para o caso das tíbias porque no tipo de marcha humana, quando apenas um pé e o outro avança (fase de apoio monopodálico) o peso do corpo ficaria medial e excêntrico ao eixo da tíbia que apoia, solicitando-a fortemente em flexão, se não existissem importantes mecanismos de recentragem de carga. Um desses mecanismos é dinâmico, obtido pela acção do músculo tensor da fáscia lata. Outro é estático ou anatómico. Deriva da inclinação para dentro das diáfises femurais, que assim colocam os joelhos e tíbias o mais próximo possível do eixo das cargas geradas pelo peso do corpo. Na mulher, devido à maior largura da bacia (uma vantagem obstétrica), as diáfises femurais fazem um ângulo maior que no homem com a vertical (em média, 17º na mulher e 14º no homem). O ângulo que a diáfise do fémur tem de fazer desde a bacia até ao joelho é, por isso, tanto maior quanto mais larga for a pélvis. Como o quadricípete se insere ao longo dos eixos das diáfises femurais, actua sobre a rótula, forçando ligeiramente a luxação externa. Os valores do ângulo da diáfise femural, ângulo Q,, superiores a 20º são manifestamente anormais, produtores de uma tendência luxante patológica. Sintomas A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso. No início dos sintomas o repouso alivia os sintomas. É a dor, em geral, que conduz o doente a procurar o médico. O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma. O responsável por esse edema é o processo inflamatório da membrana sinovial (membrana que recobre a articulação do joelho). Essa reage à presença dos restos cartilaginosos produzindo um líquido viscoso e amarelado. Logo que o edema sinovial torna-se importante, a pressão criada acentua as dores que podem ser sentidas pelo doente na parte posterior do joelho. Outro sintoma marcante é a perda progressiva do movimento. Nas gonartroses avançadas, a deformidade do membro inferior é o terceiro sintoma. As deformidades podem ser em varo (joelho cambota) ou valgo ( joelho em “x”). Estes sintomas vão progressivamente impedir o doente ande normalmente. A utilização das bengalas pode tornar-se indispensável. A rigidez articular pode ser o sintoma mais tardio. Fatores que aumentam o risco de desenvolver artrose do joelho:
Prevenção A artrose pode ser prevenida através da adopção de hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando-se evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar e fazer ginástica a um ritmo moderado também contribuem para a prevenção desta. Exames necessários O médico em geral solicita exames de laboratório para afastar a possibilidade de haver outros tipos de reumatismo. Auxiliam na exclusão de outras doenças articulares. Não há um exame específico para comprovar a presença da artrose. As radiografias simples são indispensáveis, e até os dias atuais ainda permanecem sendo os melhores exames para diagnosticar e graduar (classificar) as artroses. Devem ser realizadas com apoio, fornecendo ao examinador uma imagem real do desgaste que se reproduz durante a marcha (caminhada). O Rx permitem visualizar o pincamento articular (diminuição do espaço entre os ossos). A radiografia anteroposterior (AP) com apoio pode visualizar uma artrose fêmoro tibial interna (medial) ou externa (lateral). É necessário também estudar a articulação fêmoro patelar com vistas em perfil e axiais. A artrose fêmoro patelar isolada é rara e acompanha-se de dores que incapacitam à subida e descida de escadarias. Outros exames de imagem como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e o ultra-som auxiliam no diagnóstico diferencial de lesões por outras doenças reumáticas, mas pouco informa sobre a artrose nos estudos de rotina. Tratamento O tratamento da artrose do joelho é inicialmente realizado de forma conservadora (sem necessidade de cirurgia). O objetivo é aliviar a dor.. O tratamento da artrose, responde a regras bastantes simples : fisioterapia e cinésioterapia para o reforço muscular e manutenção do eixo de movimentação, orientação dietéticas para a perda de peso e utilização de analgésicos. A fisioterapia alivia a dor e os espasmos musculares, proporcionando à articulação um certo grau de movimento. Também causam o mesmo efeito a aplicação de calor local ou banhos quentes. O reforço muscular é parte fundamental do tratamento bem feito. O uso de anti inflamatórios deverá obedecer às crises de inflamação e, quanto aos anti artrósicos de ação lenta, estes se justificam, e fazem parte da ação condroprotetora e de redução de medicamentos anti álgicos e anti inflamatórios não hormonais. Proteger as articulações do uso excessivo é um dos objetivos. Isso pode ser feito através do uso de bengalas, ou através de modificação de hábitos como jardinagem,. A indicação de tratamentos locais e cirúrgicos, está diretamente ligado à evolução da doença, devendo o especialista, estar sempre vigilante quanto à patologia e a hora correta da indicação da cirurgia. Logo que o tratamento clinico deixar de ser eficaz, a cirurgia pode ser necessária Em artroses leves(pouco avançadas) a artroscopia pode aliviar os sintomas devido ao fato de "lavar a articulação" e regularizar pequenas lesões condrais (cartilagem) e meniscais. Esse tratamento objetiva o alívio da dor através da retirada dos restos da cartilagem, fonte de inflamação, propiciando frequentemente um bom alívio, ainda que temporário (alguns meses ou anos) da dor. As duas mais frequentes possibilidades terapêuticas cirúrgicas são osteotomia e a artroplastia total ou parcial do joelho (prótese do joelho). A osteotomia do joelho corrige o eixo do membro inferior de forma a equilibrar o peso do paciente sobre o compartimento oposto cuja cartilagem é sã. A prótese total do joelho substitui, em contrapartida, a cartilagem destruída. Infelizmente o transplante de cartilagem não é indicado nesses casos. Esse é melhor indicado os casos em que há uma perda condral (cartilagem) localizada e traumática. Fontes: http://www.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/consensos/osteoartrite.pdf |
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Exercícios de Mat Pilates para fortalecimento do CORE
Eu já andei explicando o que era o CORE e quais as musculaturas envolvidas nele, expliquei também a importância desse conjunto de músculos estarem fortalecidos porque eles estabilizam as costas gerando uma postura que atua na prevenção de dores e crises de lombalgia.
Estou postando um vídeo bem legal, vale muito a pena tentar realizar os exercícios, inicie a série progressivamente, preste atenção na respiração e na lombar que não deve se movimentar fazendo um arco. Qualquer dúvida é só chamar.. Beijos
Vídeo da professora .Shelly Power
http://www.youtube.com/watch?v=iVc5z3auSGc&feature=player_embedded
sábado, 17 de setembro de 2011
Como evitar problemas na visão ao utilizar o computador
Acesse o link e se informe sobre a importância da postura dos olhos e dos números de piscadas adequadas para evitar dores nos olhos, vista seca, dores de cabeça e por aí vai...
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Pergunte ao Farmacêutico: Os mitos e verdades sobre os hormônios bioidêntic...
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
O QUE ACONTECE COM SEU CORPO NA MENOPAUSA
vocês tem idéia do que acontece com nosso corpo, mente e espírito quando a produção do tal hormônio estrogênio desaparece? Leia , pesquise e procure se informar sobre essa fase de vida tão bonita , mas que exige muitos cuidados especiais.
Dá uma olhadinha nessa informação:
http://www.lincx.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=
Mais um pouco sobre sobre o estrogênio:
O estrogênio, mais especificamente o estradiol, é o hormônio natural e básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher e vai até a menopausa.
O estrogênio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e HDL - colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares.
Por último, o estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa, grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
Estudos recentes têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer, perda progressiva e total da memória.
domingo, 21 de agosto de 2011
Fisioterapia na Prevenção e Tratamento do "Síndrome de Queda" - e-Fisioterapia.com - Portal
Muitos amigos e pacientes mais velhos , reclamam que estão se sentindo desequilibrados e fracos ao executarem tarefas motoras que exigem rapidez e forca muscular. Isso não significa que precise estar idoso para iniciar esse processo de perda da funcionalidade ,que inclue dificuldades para sair de um carro, sentar e levantar de poltronas e cadeiras diferentes e mais baixas. A pessoa percebe que já não apresenta um funcionalidade como antigamente, isso significa perda de força muscular, de equilíbrio dinâmico e de treino funcional.
Esse é o início do processo desencadeador da síndrome de queda. Para prevenção, recomenda-se o movimento, a atividade física, os exercícios de força para membros inferiores e core ( musculatura do centro do corpo), a propriocepcão e os estímulos sensoriais.
Leia o artigo e compreenderá melhor.
Previna-se!! cuide-se !! ame-se!!
terça-feira, 19 de julho de 2011
HPV , perigo além do útero
por DIOGO SPONCHIATO design PILKER ilustrações BRUNO ALGARVE
No tribunal dos colaboradores do câncer, o papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, já não responde apenas por danos a um único órgão ou por uma ameaça exclusiva ao sexo feminino. O micro-organismo sexualmente transmissível continua responsável pela esmagadora maioria dos tumores de colo de útero, um dos campeões em incidência entre as mulheres.
Mas — atenção, homens, essa notícia também lhes interessa — a ciência alerta: o mau elemento abre o caminho ao problema em outras redondezas do corpo. Onde? Uma revisão recém-publicada pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, esmiuçou, por exemplo, a íntima associação entre o HPV e um boom de tumores de boca e garganta . “Há um aumento na ocorrência de câncer de garganta em pessoas mais jovens do que o habitual e, em um número significativo deles, se observa a presença do vírus”, constata o cirurgião oncológico Fernando Luiz Dias, chefe do Setor de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional de Câncer. “Dados americanos indicam que até 50 ou 60% dos episódios da doença estejam relacionados ao HPV”, conta seu colega de especialidade André Lopes Carvalho, diretor científico do Hospital de Câncer de Barretos, no interior paulista.
Se levarmos em consideração os genitais, também deparamos com o malfeitor. “Em metade dos casos de câncer de pênis há a participação do HPV”, calcula o cirurgião oncológico Ademar Lopes, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Nas mulheres, ele é capaz de semear o mal na vagina e na vulva. E, independentemente do gênero, nem o ânus é poupado.
É preciso lembrar que nem todos os HPVs estão mancomunados com o câncer — hoje se sabe que os tipos 16 e 18 são os principais envolvidos. “E o contato com o vírus, mesmo que seja um de alto risco, não significa que haverá um tumor”, tranquiliza a bióloga Paula Rahal, da Universidade Estadual Paulista, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Predisposição genética para o câncer, baixa imunidade e tabagismo pesam na conta que resulta no problema. “Até 80% das mulheres infectadas eliminam o HPV espontaneamente em dois anos sem ter sintomas”, conta a ginecologista Cristina Helena Rama, do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, na capital paulista.
Mas, claro, não dá para confiar na sorte, sob pena de cair no grupo das que irão colher retaliações mais graves. “Daí a necessidade de se submeter a exames de rotina, como o papanicolau, que identificam alterações no útero”, orienta Cristina. “Do momento da infecção ao surgimento do câncer podem transcorrer até 20 anos”, avisa Paula. Estendendo a mensagem aos outros alvos do HPV, qualquer sinal de algo errado na boca, na garganta ou no pênis merece policiamento médico. Aliás, um estudo também associou esse vírus ao câncer de mama. Mas os especialistas ouvidos por SAÚDE! acreditam que é cedo para fazer essa última acusação.
De qualquer modo, antes de procurar o intruso, você deve saber o que está ao seu alcance para se esquivar dele. Parte da resposta resvala nos princípios do sexo seguro. “Apesar de não ser 100% eficaz no caso do HPV, a camisinha ajuda a evitar a infecção”, diz Cristina. O problema é que o preservativo é deixado para a hora da penetração. E mais: o próprio saco escrotal, por exemplo, pode portar o vírus. Por mais careta que soe, quanto menos parceiros alguém tiver, menor o risco do contágio. Também é crucial cortar outros fatores pró-câncer. “Para os tumores de garganta, há um efeito combinado entre o cigarro, o álcool e a presença do vírus”, afirma Carvalho.
A fórmula mais segura e eficiente seria a imunização, por enquanto destinada às mulheres entre 9 e 26 anos. Especialistas já avaliam a aplicação em outras faixas etárias e a liberação para os homens — nos Estados Unidos, um dos imunizantes foi aprovado para a ala masculina visando à prevenção das verrugas genitais. “Dos tumores associados ao vírus, cerca de 70% dos de colo de útero, 80% dos de amígdala e 40% dos de pênis estão relacionados aos HPVs 16 e 18, os contemplados pelas vacinas disponíveis”, diz a bióloga Luisa Lina Villa, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo. A despeito dos estudos em andamento e da discussão custo/benefício, o maior pesadelo do HPV será sua condenação a um futuro com vacina para todo mundo.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Oa chakras e o sistema endócrino
As principais glândulas endócrinas:
CHAKRA DA COROA
GLÂNDULA PINEAL- secreta uma hormônio que pode ajudar a regular padrões do sono e do estado desperto.
CHAKRA DA TESTA
GLÂNDULA PITUITÁRIA, muitas vezes chamada de "glândula mestra", produz hormônios que controlam diversas outras glândulas.
CHAKRA DA GARGANTA
GLÂNDULA TIREOIDE produz hormônios que controlam a medida que as células queimam combustível a partir dos alimentos para produzir energia.
CHAKRA DO CORAÇÃO
TIMO desempenha papel impostante no desenvolvimento do sistema imune nos primeiros estágios de vida.
CHAKRA DO SACRO
SUPRARRENAIS desempenha grande papel na regulacão da resposta do corpo ao estresse, equilibrando o sistema imune e o metabolismo.
CHAKRA DA BASE
AS GÔNODAS ( testículos e ovários) controlam o impulso sexual, o desenvolvimento sexual e a fertilidade.
CHAKRA DO PLEXO SOLAR
AS ILHOTAS DE LANGERHANS, células especializadas do pancrêas, secretam a insulina necessária para o metaboismo do açucar.
Os hormônios secretados por cada uma dessas glândulas exercem um efeito impressionante na psicologia humana e seus desequilíbrios podem causar problemas tanto físicos como emocionais.
Há sete chakras principais que interagem com as glândulas endócrinas e com o sistema linfático do corpo, introduzindo continuamente boa energia e descartando a energia não desejada. Portanto é importante para nossa SAÜDE geral e para a PREVENÇão de doenças que saibamos nutrir nossos chakras de maneira correta.
EQUILIBRAR OS CHAKRAS
Você tem várias maneiras de levar equilíbrio aos chakras, pode ser através de MEDITAÇÃO, reflexologia, cores, yoga, aromoterapia, respiracão, alimentos, cristais e outras técnicas.
Portanto... limpar o nosso corpo energético faz toda a diferenca!!! Experimente!!
Saúde e paz!!
segunda-feira, 30 de maio de 2011
LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
No fundo o mais importante (e simples de entender) é que ela é composta por elastina que lhe dá qualidades elásticas e colagénio que lhe dá qualidades de cola.
É este equilíbrio, entre a quantidade de elastina e de colagénio, que permite que os tecidos tenham flexibilidade e elasticidade até determinados limites.
Quando este equilíbrio se rompe, cria-se o terreno propício ao aparecimento de problemas de saúde como dores,fibromialgia,cansaço, etc.
A fáscia envolve qualquer célula, órgão, tecido, músculo, fibra, etc. e hoje sabe-se que ela tem um papel determinante no estado e condição de qualquer parte do nosso corpo.
Qualquer problema na fáscia afecta e muitas vezes cria problemas de saúde para os quais não existe qualquer explicação uma vez que ainda não se consegue ver nem medir a fáscia e a sua condição.
É a fáscia que uma vez alterada cria muitos dos problemas como fibromialgia, dores,dores crónicas,dores miofasciais, problemas de circulação, problemas de drenagem, problemas de sensibilidade, problemas nos órgãos, escolioses, etc. etc.
A fáscia percorre todo o corpo ligando todas as partes. Ela vai da cabeça aos pés ligando e afectando tudo.
Ela é a responsável pela propagação de problemas ao longo do corpo e a responsável por muitos dos problemas que se manifestam numa zona tenham uma origem bem distante do local onde se manifestam.
Exemplos óbvios de alterações dafáscia são problemas num ombro onde muitas das vezes isso é apenas a manifestação de um problema existente noutra parte do corpo como por exemplo uma bacia mais baixa ou mesmo uma perna curta.
Segundo Ken Knakim ,existem 4 tipos de disfunções relacionadas a musculação: são elas, musculares, articulares, nervosas e bioquímica e a autoliberação miofascial atua nas disfunções musulares.
Atulmente a autoliberação miofascial está sendo usada como aquecimento e trabalho preventivo de lesões.
A liberação miofascial pode ser usada tanto como profilaxia de problemas motores, assim como, tratamento de problemas que acometem o sistema motor (lombalgias, cervicalgias, etc).
Você pode fazer em qualquer lugar a auto liberação miofascial com o Foam roller (foto). O foam roller não é nada mais que um rolo de espuma é um tubo cilíndrico feito de espuma densa que você rolar nos músculos . Rolando sobre o rolo de espuma que vai proporcionar um efeito de massagem nas partes moles do nosso corpo. Você pode ajustar a tensão sobre os músculos e outros tecidos moles, colocando mais peso sobre o foam roller com seu peso corporal. Você pode usar também uma bola de tênis ou uma bola de Lacrosse.
Ao usar o foam roller o rolo de espuma , você vai rolar sobre cada área dos músculos de ponta a ponta .
E quais são os benefícios da liberação miofascial como uma ferramente de recuperação para os músculos ?
O Foam roller / Rolo de espuma aumenta a tensão muscular e provoca uma resposta no GTO (mechonreceptor sensíveis a mudanças na tensão muscular, encontrado na junção músculo-tendão) provocando um relaxamento no músculo. Esta permite uma maior amplitude de movimento (extensibilidade) e liberação da tensão muscular. Rolos de espuma também ajuda na remoção de nódulos adesões (qualidade).
Músculos e outros tecidos com nódulos, adesões, têm três aspectos importantes:
- Lesões agudas (trauma, distensões etc..)
- Acumulação de pequenos traumas (micro-traumas)
- Não recebendo oxigênio suficiente (hipóxia)
Cada um desses fatores pode levar o seu organismo a produzir uma profunda cicatriz na área afetada Este tecido cicatricial se liga a tecidos que necessitam ter movimentos livre . Como o tecido cicatricial aumenta, os músculos se tornam mais curtos e mais fracos, a tensão nos tendões pode causar tendinite, e os nervos podem ficar "presos." Isso pode causar uma redução na amplitude de movimento,
perda de força e dor. Se um nervo está preso você também pode sentir formigamento, dormência,e fraqueza. "(Dr. Michael P. Leahy, DCC)
.
Boa leitura:
http://fasciacongress.org/2009/
http://www.myofascialrelease.com/home.asp
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Subir escadas é um ótimo exercício !!!
Gente!! subir escadas é um exercício maravilhoso, fortalece coração e musculatura dos membros inferiores, porém é muito forte e deve-se iniciar o treino preogressivamente devido a sobrecarga cardíaca. Claro que você deve estar com uma ótima saúde e sem problemas na coluna, além disso ,a postura durante a atividade deve ser vigiada para evitar dores na coluna lombar.
A mulherada adora subir escadas porque trabalha intensamente a musculatura dos glúteos. Observe no vídeo a biomecânica do movimento de subir escadas e se anime com esse tipo de treino.
Assista...
http://youtu.be/YciBegQjpXo
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Dor no ombro
domingo, 15 de maio de 2011
CORPO 1
ACEITAÇÃO
ATUALMENTE, vivendo num corpo de uma mulher de 47 anos, passando por uma fase de mudanças hormonais , físicas, emocionais, e tudo mais de "AIS" que possa existir, posso dizer que o bicho pega!!!
Uma mulher que deseja ter qualidade de vida nessa fase de amadurecimento e organização geral, necessita investir um tempo da sua vida com cuidados diários. Cuidados físicos, mentais, espirituais e emocionais!! UFA!! Tudo isso!!
Outro dia fui no endocrinologista e perguntei sobre reposição hormonal, ele me disse que era contra, que a menopausa era como a adolescência, só que ocorria uma diminuição dos hormônios . A mulher sentiria vários desconfortos físicos , e deveria encarar essa fase de vida com naturalidade. COMO ASSIM? a mulher precisa fazer um curso espiritual , vidente e ler todos os livros de auto- ajuda, para compreender essa fase, porque o mundo realmente desaba na cabeça da criatura feminina amadurecida.
Na adolescência você está linda, fogosa, cheia de vitalidade e beleza, além de sonhos e esperanças coloridas. Na menopausa você está ficando enrugada, flácida, cheia de celulite e seus sonhos e esperanças tem prazo rápido de validade.Agora eu compreendo porque nessa fase queremos fazer tudo que deixamos para trás... UM PERIGO!! Além disso, nessa fase você ou está separada, casada , ou solteira . Nos três casos está um pouco em crise.. pensando será que ERA ISSO MESMO QUE EU QUERIA DA MINHA VIDA? Pode estar com filhos adolescentes dando preocupações ou então eles foram embora deixando você com síndrome do ninho vazio, ou mesmo sem filhos se sentindo só. Menina, o bicho pega nessa fase!!!
O papo é sempre sobre as questões da crise de meia idade, reposição hormonal e seus sintomas, chás, pílulas novas e milagrosas, insônias, calores e suores, falta de apetite sexual, gordura e colesterol alto.. ah ginástica, estética, plásticas ..hipertensão.. homens não prestam..Tantas doenças!!! Tantos conflitos!! tantas dúvidas!!
Sabe o que é mais engraçado nessa fase de transformação corporal? a mulher ainda não percebeu que tá ficando coroa, ela ainda insiste em colocar aquela roupa alegre demais , curta demais, ou apertada demais!!! Claro, a coitada ainda está no meio do caminho, as ruguinhas ainda estão discretas, a beleza ainda está presente, os cabelos brancos podem ser disfarçados com tintura e o corpinho ainda está bonito.
Na verdade é uma fase bonita e difícil ao mesmo tempo.
Gente!! para mim essa fase está dando um certo trabalho,andei estressando !!!Inicialmente adoeci e fui resistente, porém depois percebi que investimentos deveriam ser feitos, porém investi na minha compreensão e aceitação do amadurecimento em primeiro lugar, depois iniciei um processo de suavizar os sintomas do climatério e menopausa através de Yoga, meditação e variados exercícios físicos. Decidi dar um tapa na macaca que aparecia quando ficava ansiosa, decidi criar disciplina diária para me alimentar com alimentos funcionais, usar a cabeça , a mente e o coração para ter uma qualidade de vida.
Claro que dá trabalho meditar, praticar uma atividade física e disciplinar sono e alimentação, porém foi através dessa disciplina que venho sobrevivendo e compreendendo essa fase nova em minha vida.
Claro, tomo chás de amora, como linhaça, evito bebida alcóolica, alimentação natural quase sempre,e pouca gordura saturada.. essas coisas que todas sabemos que amenizam os sintomas. Mas amigas, acreditem, a força de querer aceitar e amar a mulher que você é nesse momento é o que mais alivia os sintomas. Nós mulheres com mais de 40 anos temos a nossa beleza, ela existe na força de personalidade que construímos, na nossa profissão, nas expressões faciais mais marcadas, sim, nós somos belas e não necessitamos querer voltar a sermos adolescentes ou sofrermos para conquistarmos uma barriga sarada de 25 anos. Besteira!! Relaxa e cuida da tua saúde e felicidade interior. Vamos curtir essa fase!! Ela também é bonita... da sua forma... Somente os tolos lutam contra o inevitável!!!
Amiga, se você está atribulada, gordinha, desgrenhada, sem esperança e arrancando os cabelos por causa do climatério ou menopausa... Não se desespere!!
No CORPO 2 iniciaremos o combate total contra situações devastadoras dessa fase.
Vamos formar um grupo de ajuda!! Vamos transformar velhos hábitos nocivos para sua saúde nesse momento...
Até.
sábado, 7 de maio de 2011
MAMÃEZINHA QUERIDA
Como não se emocionar quando se tem uma única filha, amorosa, amiga e acolhedora? Minha homenagem de dia das mães é para mim que tenho a felicidade de ter a Luma como filha. Uma menina especialmente amorosa.
Fazendo uma retrospectiva dos 20 anos de mãe de Luma ...uma menina luso-brasileira, vascaína de coração, francesa por opção e romantismo., inteligente e trabalhadora, fashionista e farmacêutica de plantão... dorminhoca e comilona. ufa!! posso dizer que vivi cada momento de mãe com intensidade e amor. Posso lembrar de tudo dessa menina.. cada fase, cada atitude, cada mania, cada sonho, cada conquista, cada medo, cada vitória... lembro de todos os sentimentos que me envolveram na sua educação, seu balé, seu polo aquático, anos de natação e aliança francesa, nossos jogos, nossos conflitos, nossos passeios, nossos papos!! Nossa amizade e cumplicidade não tem igual!
Cada fase da tua vida eu tive que me adaptar e me desafiar, tive que aprender a ser mãe sempre. Fui sempre humilde e reconhecer que ser mãe também é aprender com o filho. você trouxe para minha vida o amor e a transformação, me encheu de força e coragem quando eu achava que não tinha.
Atualmente, depois de você ter ido estudar em BH , isso já tem quatro anos, eu ainda choro e me emociono de saudade, mas pude aprender com a saudade e sua falta como desenvolver o desapego .
Aprendi muito sobre o amor com vc em minha vida. Muito obrigada filha, você me ensinou a ser mãe!!!
quinta-feira, 5 de maio de 2011
DIABETES MELLITUS TIPO 2
Possuir diabetes mellitus tipo 2, significa a não suficiente produção de insulina pelo organismo e/ou a incapacidade de usá-la adequadamente. Este problema em relação à insulina afeta a maneira como o organismo processa os alimentos.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas (uma grande glândula localizada atrás do estômago). Ao alimentar-se, o organismo transforma grande parte do alimento em açúcar (glicose) que o sangue levará para as células do corpo como energia. A insulina auxilia a entrada do açúcar nas células e controla sua taxa no sangue. Quando o organismo não produz insulina suficiente ou tem problema para usá-la adequadamente, as células não absorvem suficientemente açúcar do sangue. O resultado é uma alta na taxa de açúcar no sangue.
O diabetes mellitus tipo 2 é mais comum em adultos acima de 40 anos, principalmente se estes estão acima do peso. Crianças e adolescentes acima do peso também podem ter este tipo de diabetes.
O diabetes tipo 2 é mais comum do que o tipo 1 e costuma ser chamado de diabetes independente de insulina. (O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina nos casos de diabetes tipo 1).
A causa precisa do diabetes tipo 2 não é conhecida. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem ou ganham peso, estão mais propensas a terem diabetes pois o pâncreas pode não funcionar adequadamente, ou as células podem se tornar incapazes de usar a insulina produzida por ele. Hereditariedade é também um importante fator.
Mulheres que tiveram bebês grandes (acima de 4Kg, por exemplo), ou que tiveram diabetes gestacional, têm um alto risco de desenvolverem diabetes mais tarde.
Quais são os sintomas?
O diabetes tipo 2 pode causar os seguintes sintomas:
- Aumento na micção;
- Sede excessiva e ingestão de muito líquido;
- Perda ou ganho de peso;
- Visão embaçada;
- Infecções cutâneas;
- Infecções vaginais;
- Cansaço;
- Cicatrização lenta;
- Sensações não comuns de formigamento, queimação e coceira na pele, normalmente nas mãos e pés;
- Infecções no prepúcio (pele que cobre o pênis) em homens não circunsisados.
- Infecções freqüentes;
- Alteração visual (visão embaçada);
- Dificuldade na cicatrização de feridas;
- Formigamento nos pés;
- Furunculose.
Algumas pessoas não apresentam sintomas.
Como é diagnosticado?
O médico questionará sobre os sintomas e fará um exame sobre a taxa de açúcar no sangue ou poderá também verificar essa taxa em uma amostra da urina.
Como é tratado?
A melhor forma de tratamento é controlar o nível de açúcar no sangue. Isto é feito através de planejamento alimentar, exercício físico e alimentação.
O médico ou o nutricionista podem sugerir um guia contendo quais os alimentos deve comer e quantas calorias deve ingerir por dia. Se estiver acima do peso, o principal tratamento é comer menos e limitar as calorias em sua dieta. A perda de
Atividade física é importante no controle do diabetes tipo 2. Os exercícios físicos melhoram a circulação e aumentam a queima de açúcar no sangue. Um dos melhores exercícios é a caminhada. Peça ao seu médico recomendações sobre quais atividades você pode fazer e como elas devem ser feitas.
O seu médico poderá receitar insulina ou outros tipos de medicamentos para controlar a taxa de glicose no sangue em complementação à dieta e às atividades físicas.
Quanto tempo os efeitos duram?
Praticar mais atividade física e não comer muito podem ajudar o corpo a reestabelecer o equilíbrio entre açúcar e insulina. Você pode ou não precisar de medicação mas com ou sem ela, sua melhora depende de seguir a dieta e os exercícios físicos prescritos pelo seu médico.
Que cuidados devem ser tomados?
Dieta:
- Siga a sua dieta.
- Use uma balança para pesar os alimentos.
- Aprenda a fazer escolhas saudáveis ao comer em restaurantes e/ou lanchonetes.
- Peça refeições para diabéticos quando viajar (por exemplo, em hotéis e aviões).
Para manter a dieta você pode:
- Beber água ou outras bebidas não-calóricas quando sentir vontade de comer entre as refeições.
- Não comer compulsivamente.
- Limitar a quantidade de bebidas alcoólicas.
- Comprar somente os alimentos de sua dieta.
- Comer em horários regulares.
- Comer somente à mesa.
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos.
Aprenda a cuidar da pele e dos pés apropriadamente todos os dias. Leve remédio para diarréia quando viajar e tenha sempre uma identificação dizendo que é diabético, para casos de emergência.
Você pode obter panfletos e informações sobre diabetes, inclusive livros de receitas para diabéticos através da Associação Americana de Diabetes:
Endereço: The American Diabetes Association
1660 Duke Street
Alexandria, VA 22314.
Telefones: 1-800-DIABETES, 1-800-342-2383
Internet: www.diabetes.org
quinta-feira, 28 de abril de 2011
MUDANÇA
terça-feira, 26 de abril de 2011
COLESTEROL E AS INFECÇÕES
Além disso, gora é a vez de valorizar o colesterol bom , o HDL acaba de ser aclamado como auxiliar na prevenção de tumor de cólon em um experimento na Holanda. Sabemos que níveis muito baixos de colesterol bom, podem ser reflexo de sedentarismo, obesidade, alto consumo de gordura saturada e tabagismo.
Resumindo, fique de olho no LDL, ele estando com níveis alto favorece doenças infecciosas, e até Alzheimer . Já o HLD estando em níveis alto faz papel protetor de infecções.
Não esqueça do controle medicamentoso, dieta apropriada e exercícios físicos para reverter o quadro e controlar seu nível de colesterol.
Todos sabemos que mudar de hábitos é muito difícil, mas você pode ir transformando pequenas atitudes... aos poucos .. não se cobre da noite para o dia um transformação radical. Aquela pizza de calabresa pode ser trocada pela de marguerita... já melhora um pouco.. e assim vai... Sucesso!!
sábado, 23 de abril de 2011
A comunicação em nossos relacionamentos
COMUNICAÇÃO
Uma vez que somos capazes de cuidar de nós mesmos, temos muito mais a acrescentar aos nossos relacionamentos com as outras pessoas. O modo como nos relacionamos com os outros depende, em grande parte, do modo como nos comunicamos: por isso é conveniente, quando analisarmos nossos relacionamentos, considerar o que dizemos e como dizemos.
Espressamos nossas necessidades e desejos, ou nos sentamos e esperamos que elas leiam os nossos pensamentos? Dizemos sim quando queremos dizer não? Comunicamos nossa gratidão aos que nos rodeiam ou negamos o que sentimos por medo, ou mesmo por habito?
Tudo que temos para oferecer às outras pessoas somos nós mesmos. Se nós nos retraímos e timidamente ns recusamos a correr risco de ser nos mesmos, enfraquecemos nossos relacionamentos.
COMO DIZEMOS O QUE DIZEMOS
Nossa comunicação depende de como dizemos, isso significa a escolha das palavras, as expressões faciais e o tom de voz. Qualquer mensagem pode ser transmitida com cortesia. Se tratarmos bem as pessoas quando falamos o que pensamos e sentimos, é muito mais provável que elas ouçam o que temos a dizer.
Isso requer coragem. É muito mais fácil deixar que nossas palavras transmitam concordância, enquanto o tom de nossa voz expressa desdém. Esse é um modo de transmitir raiva sem assumir a responsabilidade por ela. Em vez disso, temos a opção de dizer exatamente como nos sentimos dentro do maior respeito possível.
OUVINDO
A comunicação é uma rua de mão dupla. Não é só importante melhorar a maneira como nos expressamos, dvemos também analisar a maneira como permitimos que as outras pessoas se expressem. Não precisamos responder sempre o que é dito, nem aceitar tudo que ouvimos como verdade, mas esperamos desenvolver relacionamentos nos quais todos os envolvidos possam ser eles mesmo, e dizer o que pensam e sente.
Escute e aprenda, pois se tivernos autodisciplina para ficar quietos e prestar atenção as palavras dos outros, podemos aprender muito mais sobre nós mesmos e sobre o mundo.
LIDANDO COM OS CONFLITOS
Isso significa que nunca nos envolvemos em discussões? claro que não. O conflito faz parte de todo relacionamento. As discussões podem ser experiências construtivas e podemos nessa situação aceitar nossas diferenças.´
À medida que aprendemos a trocar diéias, desenvolvemos a capacidade de trabalhar juntos em direção a objetivos comuns, e a interagir com as outras pessoas de um modo mais íntimo e mais significativo. Podemos trataruns aos outros com respeito, principalmente quando discutimos.
Texto retirado do livro " Como a Al-anon funciona para familiares e amigos de alcoólicos".
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Como ter uma boa noite se sono
- Apague a luz porque ela interfere na produção de melatonina atrapalhando o ritmo do sono
- Evite estimulantes como café, alcóol, drogas e alimentos fortes antes de dormir
- Elimine aparelhos elétro magnéticos do seu quarto como TV, rádioe computador
- Observe a temperatura.. ideal 20 a 22º
- Elimine relógio tic tac ao lado da cama para evitar de ver as horas passando... .
- Praticar atividade física regularmente, porém evitar antes de dormir porque é estimuante.
- A cama é um lugar sagrado, não é mesa de cozinha e nem mesa de trabalho.
- Se seu parceiro ronca ou é inquieto no sono... pense em quartos ou cama separadas
- Deixe para tomar banho antes de deitar .
- Evite beber líquido 2 horas antes de dormir
- Evite lanches antes de dormir, principalmente doces, pois fazem a insulina subir e impedir de adormecer.
- Coma uma refeição proteica algumas horas antes de deitar, uma vez que estimula a produção de hormônios
- Estabeleça uma rotina de dormir na mesma hora
- Faça meditação, técnicas de respiração e massagem sempre que sentir tensão.
- Não trabalhe no cp 1 hora antes de se deitar pois isso estimula o cérebro .
- Não invente de discutir relação com seu parceiro, a briga atrapalha o sono !!
- Amor e paz estimulam o sono.